Assistência ao Estudante

Auxílios (PNAES)

Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) busca ampliar as condições de permanência de alunos matriculados em cursos de graduação presencial de Instituições Públicas Federais. As ações do PNAES são administradas e executadas, na UFPB, pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE).

Dentre os benefícios de permanência executados pela PRAPE, destacamos os seguintes: refeições nos restaurantes universitários, moradia nas residências universitárias, auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche, DAID (Artístico) e Aluno Apoiador (CIA).

O público-alvo da PRAPE são estudantes classificados em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Tal classificação é realizada semestralmente, através de processos seletivos para concessão de acesso aos benefícios de permanência. “Os estudantes cadastrados no serviço social da Pró-Reitoria têm prioridade na concessão de apoio para participação em eventos acadêmicos (compra de passagens e pagamento de inscrição, dentre outros) com apresentação de trabalhos” (Informações obtidas no site da PRAPE).

Para acompanhar os editais dos processos seletivos para concessão de acesso aos benefícios de permanência, visite o site da PRAPE.

A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) está localizada no 1º andar do prédio da Reitoria e pode ser contactado através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou dos telefones: (83) 3216-7827 ou 3216-7876

Comitê de Acessibilidade

A Política de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba foi instituída em 2013, através da Resolução 34/2013 do Conselho Universitário. A referida resolução também constituiu o Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB (CIA) para operacionalizar tal política. 

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade oferece os seguintes serviços à comunidade acadêmica: “Validação de Laudo no Cadastramento do SISU; Avaliação de Terapia Ocupacional; Envio de avaliação de Terapia Ocupacional com as especificações do aluno para a coordenação do curso; Intervenção nos Centros e Departamento; Encaminhamento para atendimento com especialistas (Clínica de Psicologia, Psiquiatria, H.U, CRAS, Grupos de Apoio, Clínica de Terapia Ocupacional etc); Atendimento clínico de Terapia Ocupacional; Programa aluno apoiador; Fiscalização e reavaliação dos estudantes do programa aluno apoiador; Equipe de Intérprete de Libras (Salas de aula, materiais, eventos, etc. da UFPB) e Equipe de Revisores de Braille (Nedesp e Biblioteca Central)”. 

Dentre as atribuições do CIA, está a realização dos processos seletivos para estudantes apoiadores de alunos com deficiência e necessidades educativas específicas. Os discentes que têm interesse em participar destas seleções devem acompanhar os editais publicados no site do referido Comitê. 

Para se cadastrar no Comitê de Inclusão e Acessibilidade, o aluno precisa ser avaliado pelo serviço de Terapia Ocupacional do mesmo. Diante disso, é necessário agendar uma avaliação através do site do CIA. 

Outras informações, orientações e esclarecimentos podem ser obtidos no site do Comitê e/ou no documento intitulado Dúvidas Frequentes sobre o Comitê de Inclusão e Acessibilidade.

O CIA do Campus I funciona no 1º andar do prédio da Reitoria e pode ser contactado através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do telefone: (83) 3216-7973.

Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres 

O Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres na UFPB (CoMu) foi criado pela Resolução 26/2018 do Conselho Universitário. Conforme Art. 1º da referida Resolução, o CoMu é um órgão assessor e consultor da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Segundo o site do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o CoMu “tem como finalidade construir, implementar e promover coletivamente uma Política de Prevenção e Enfrentamento à violência contra as mulheres na UFPB a partir de três frentes de atuação: 1) o acolhimento de mulheres em situação de violência que estudam, trabalham e convivem na universidade; 2) ações de prevenção às violências contra as mulheres na UFPB; e 3) no enfrentamento das violências às quais as mulheres estão sujeitas dentro e fora do ambiente universitário”.

A frente ligada ao acolhimento e orientação dispõe de uma equipe psicossocial formada por profissionais do serviço social, da psicologia e/ou do direito. A referida equipe atende, através de uma escuta ativa e sigilosa, mulheres vítimas de violência na UFPB e encaminha tais mulheres à rede externa ou interna de atendimento desta Instituição.

De acordo com o Art. 6º da Resolução 26/2018/CONSUNI, “para efeitos deste regimento, compreende-se a violência contra as mulheres nas formas: física, psicológica, sexual, moral, patrimonial, institucional e simbólica, que pode se expressar pela falta de segurança vivenciada pelas mulheres; pela precária assistência estudantil e déficits na garantia de estudo e trabalho para as mulheres, especialmente para as mulheres gestantes, mães e deficientes; por um cotidiano de racismo, lesbofobia, bifobia e transfobia; bem como, pela ínfima participação e representação das mulheres nos espaços de poder, especialmente das mulheres negras, LBTs e indígenas”.

O Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres na UFPB está localizado no 1º andar do prédio da Reitoria, sala 11 e pode ser contactado através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do telefone: (83) 3209-8783.

Centro de Referência de Atenção em Saúde

O Centro de Referência de Atenção em Saúde (CRAS) oferece os seguintes serviços a discentes, docentes e técnicos administrativos que não recebem auxílio saúde via UFPB: Cirurgia bucomaxilo e Implante dentário; Ecocardiografia; Enfermagem; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Práticas Integrativas e Complementares; Ultrassonografia, raio-x e Unidade de Distribuição de Medicamentos.

Além desses serviços, o referido centro também disponibiliza consultas médicas nas especialidades a seguir: Cardiologia; Clínica Geral; Dermatologia; Ginecologia; Geriatria; Mastologia; Neurologia; Nefrologia; Oftalmologia; Pediatria; Pediatria na Escola Básica da UFPB; Pneumologia; Psiquiatria e Reumatologia (informações obtidas no site do CRAS).

O Campus I da UFPB dispõe de três unidades do Centro de Referência de Atenção em Saúde. Segundo o site do mencionado centro, tais unidades funcionam das 7h às 19h, de acordo com as informações a seguir:

CRAS - CLÍNICO - Localizado nas proximidades da Residência Universitária, esta unidade dispõe de consultas médicas nas especialidades informadas anteriormente; serviços de Odontologia clínica e de Enfermagem; 

CRAS – CLÍNICO I - Situado nas dependências da antiga prefeitura universitária, esta unidade conta com os serviços de Psicologia, Práticas Integrativas e Complementares e Comissão de Ensino Pesquisa e Extensão;

CRAS – DIAGNÓSTICO E PROCEDIMENTO - Localizado nas dependências do Centro de Ciências da Saúde, esta unidade oferece serviços de Cirurgia Bucomaxilofacial e Implante dentário, Nutrição, Ecocardiografia e Ultrassonografia, além de uma Unidade de Distribuição de Medicamentos.

Para mais informações e esclarecimentos, acesse o site do CRAS ou entre em contato através do telefone (83) 3216-7873.

Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal que pode ser utilizado pela comunidade acadêmica para realizar denúncias, reclamações, solicitações, bem como apresentar sugestões e elogios. Tais manifestações são efetuadas através da plataforma Fala.BR.  

As atribuições da Ouvidoria Geral da UFPB são estabelecidas pela Resolução 26/2011 do Conselho Universitário.  De acordo com o Art. 11 da Resolução citada, dentre as competências do Ouvidor Geral, está “receber e apurar a procedência de reclamações ou denúncias que lhe forem dirigidas por membro da comunidade universitária ou da comunidade da Paraíba em geral, quando devidamente formalizadas”.

Além da plataforma supramencionada, a Ouvidoria da UFPB realiza atendimentos presencialmente, de segunda à sexta, das 7h às 12h e 13h às 17h, no 1º andar do prédio da Reitoria, e através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..