Pesquisa

Um importante ramo de atuação das universidades brasileiras são as atividades de pesquisa científica. Estas atividades têm como finalidade aprimorar as mais diversas áreas do conhecimento através de experimentos, práticas, raciocínio, leitura, reflexão e discussão.  

Na Universidade Federal da Paraíba, os Programas de Pós-Graduação estão sob responsabilidade Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) enquanto a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) tem a função de propor, planejar, coordenar, controlar, executar e avaliar as políticas de pesquisa científica e tecnológica mantidas pela UFPB.

Na Matemática, as principais áreas de pesquisa são: Álgebra, Análise, Geometria/Topologia e Probabilidade. O Departamento de Matemática da UFPB conta com dois programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) e o Mestrado Profissional de Matemática em Rede (PROFMAT). Os docentes dos Programas de Pós-Graduação em Matemática são pesquisadores associados às diferentes linhas de pesquisas e também integram o corpo docente permanente dos Cursos de Graduação em Matemática. 

O Departamento de Matemática é 1º no Nordeste e o 3ª do Brasil na área de Matemática na classificação referente ao número e à qualidade de trabalhos publicados em periódicos de alto impacto, às citações e ao nível de colaboração internacional, de acordo com o  Shanghai Ranking's Global Ranking of Academic Subjects 2020.

Na graduação as atividades de pesquisa ocorrem geralmente no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Iniciação Científica.  O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem por finalidade colaborar com a política de iniciação científica desenvolvida nas Instituições de Ensino, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. As bolsas são financiadas pelo Conselho Superior de Desenvolvimento Científico (CNPq) em parceria com as universidades públicas. Dentre os objetivos do programa, destacamos: contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; propiciar uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação; despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; e estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica (CNPq). 

A PROPESQ coordena, no âmbito da UFPB, as modalidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq - PIBIC/CNPq. Grande parte dos professores/pesquisadores do Departamento de Matemática submetem projetos de pesquisa (direcionados à sua área de atuação) nos editais de iniciação científica e, em geral, são contemplados com até duas cotas de bolsa. Os discentes selecionados para participação nestes projetos, recebem uma remuneração mensal, por até doze meses, no valor de R$ 400,00. 

Existe também a possibilidade de participar voluntariamente de projetos de iniciação científica através do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica – PIVIC, também gerenciado pela PROPESQ.