UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Departamento de

Matemática

Professora Flávia Jeronimo Barbosa é homenageada em evento nacional de Matemática.

A professora Flavia Jeronimo Barbosa, do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba foi uma das 68 mulheres  homenageadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A homenagem ocorreu durante o Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, exposição com o tema “Um Olhar Singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira”, realizado em sua sede, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Foi o reconhecimento na contribuição dada por diversas mulheres, entre elas a professora Flavia, na construção, manutenção e desenvolvimento de cursos de matemática em instituições por todo o Brasil. Flávia é membro do quadro docente da UFPB, na área de Matemática, desde 1989. A exposição foi dedicada àquelas que contribuíram para o florescimento da matemática no Brasil. O evento visou estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica em Matemática.

Dentre suas contribuições, a professora Flávia mereceu destaque por ter sido Coordenadora das Olimpíadas de Matemática na UFPB, participar do projeto PIPA-UFPB com o propósito de fortalecer o corpo discente do DM-UFPB e divulgar a matemática no Ensino Médio. Atualmente é coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio - PAPMEN, na UFPB.