Extensão

De acordo como Art. 3º da Resolução nº 7/2018 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, “a Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”. Assim, a extensão tem a função de manter o diálogo entre a Universidade e a sociedade, possibilitando o desenvolvimento de um elo por meio do qual o conhecimento adquirido e desenvolvido no ambiente acadêmico chegue de forma mais célere à sociedade e, de maneira igualitária, a sociedade leve à Universidade suas necessidades e anseios. 

Na Universidade Federal da Paraíba, as atividades de extensão são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Esta Pró-Reitoria fundamenta-se nos “princípios de extensão como um trabalho acadêmico e social, que promove a produção e a democratização do saber; o desenvolvimento e a organização da sociedade; e a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e das responsabilidades do exercício da cidadania”. 

O Departamento de Matemática dispõe, atualmente, de dois projetos de extensão em desenvolvimento, a saber: a Olimpíada Pessoense de Matemática 2020 (OPM) e o Projeto de Treinamento para as Olimpíadas Universitárias.