Nota de pesar pelo falecimento da Professora aposentada Maria Lewtchuk Espíndola

O Departamento de Matemática da UFPB comunica, com pesar, o falecimento da Professora Maria Lewtchuk Espíndola. Natural de Curitiba e com 70 anos de idade, a Professora Maria Lewtchuk Espíndola prestou serviços à UFPB, dedicando-se especialmente aos Departamentos de Física e Matemática, desde 1980 até sua aposentadoria em 2018.

Detentora de uma formação acadêmica sólida, a Professora Maria Lewtchuk Espíndola obteve sua graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1975), seguida por um mestrado em Física Atômica e Molecular pelo Instituto de Física Teórica - UNESP/SP (1978). Posteriormente, concluiu seu doutorado em Física-Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Ao longo de sua carreira, desempenhou o papel de Professora de Física na Universidade Federal do Espírito Santo entre 1978 e 1980, e na Universidade Federal da Paraíba de 1980 a 1995. Seu comprometimento acadêmico também a conduziu ao cargo de docente no Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba, onde permaneceu de 1995 a 2018.

Sua trajetória foi marcada pelo profissionalismo exemplar e, ao longo de sua vida na Universidade, trouxe grandes contribuições para o desenvolvimento de nosso departamento, tanto no ensino de graduação quanto na pós-graduação. Destaca-se, ainda, sua relevante participação na pesquisa, evidenciada por importantes publicações em periódicos internacionais de renome, tais como o "Journal of Mathematical Physics," e "Journal of Physics. A, Mathematical and Theoretical."

A professora faleceu no sábado, 09/12/2023, em sua residência. Os servidores deste Departamento (docentes e técnico-administrativos) se solidarizam com os familiares, colegas e amigos da Professora Maria Lewtchuk Espíndola neste momento de dor e tristeza.