A Sociedade Brasileira de Matemática - SBM - organiza e promove reuniões regionais em diferentes pontos do país. De 1970 a 1986, a SBM organizou, em parceria com o IMPA, reuniões nacionais anuais sobre diversos temas da Matemática, cujos anais formam os dezessete volumes da Coleção Atas. A SBM apóia e participa de diversos eventos na área da Matemática no país e ainda alguns no exterior. Em 2002, a SBM decidiu organizar a I Bienal da SBM, com presença aproximada de 1.000 pessoas, na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2004, a II Bienal da SBM foi realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A III e IV Bienais, com a participação de mais de 1.500 pessoas em cada uma, foram realizadas na Universidade Federal de Goiás em novembro de 2006 e na Universidade Estadual de Maringá em setembro de 2008, respectivamente. A escolha do local para a realização da Bienal é uma decisão do Conselho Diretor da SBM após manifestação das instituições interessadas. Pode-se dizer que o interesse por este evento vem crescendo dia a dia e já, em um curto espaço de tempo, tornou-se uma tradição em nosso meio acadêmico-científico.


Em 2010, de 18 a 22 de outubro a UFPB irá sediar a V Bienal da SBM que será organizada pelo Departamento de Matemática. Seus objetivos gerais são:

  1. Promover a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento, abordando aplicações e questões interdisciplinares;
  2. Estimular a formação de recursos humanos em Matemática, incluindo professores do ensino médio e superior;
  3. Divulgar laboratórios de ensino e de novas tecnologias no ensino da Matemática;
  4. Fomentar a interação entre as diversas faixas da comunidade Matemática brasileira;
  5. Estimular a qualificação de profissionais da área;
  6. Propiciar aos estudantes e professores uma visão ampla da Matemática e suas aplicações;
  7. Firmar o papel da SBM como referência junto a estudantes, professores e coordenadores de cursos de Matemática, bem como profissionais de áreas afins;
  8. Gerar textos de qualidade, que estimulem a leitura e o estudo da Matemática;
  9. Despertar o interesse de estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática;
  10. Divulgar projetos de iniciação científica desenvolvidos no âmbito das instituições de ensino e pesquisa.