WhatsApp Image 2021 04 07 at 15.44.32 1

É com imenso pesar que informamos o falecimento do Professor Roberto Callejas-Bedregal, na noite de terça-feira, dia 06 de abril de 2021, por complicações decorrentes da Covid-19.

Roberto Callejas-Bedregal era licenciado em Matemática pela Universidad de Valparaíso, Chile (1982), obteve o título de mestre em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), sob orientação do Professor Adilson Gonçalves, e o título de doutor em Matemática pela Massachusetts Institute of Technology (1990), orientando do Professor Steven Kleiman. Atuou como professor visitante por cinco anos na UFPE (1990-1995) e por três anos na UFPB (1995-1998). A partir de 1998, passou a integrar o corpo docente efetivo do Departamento de Matemática da UFPB.

Roberto Callejas-Bedregal foi coordenador do PPGMat-UFPB no período de 2002 a 2004 e teve uma grande importância no desenvolvimento deste programa, atuando na administração, ensino, orientação, pesquisa e coordenação de vários projetos importantes. Atualmente era bolsista de produtividade do CNPq nível 1.

Roberto Callejas-Bedregal era professor e pesquisador atuante, com ênfase em Álgebra Comutativa, Geometria Algébrica e Teoria de Singularidades, tendo publicações em periódicos de reconhecimento internacional. Foi orientador de 21 dissertações de mestrado e de 05 teses de doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Matemática da UFPB (PPGMat-UFPB e PAPGM UFPB/UFCG). Em 2019, o professor Roberto Callejas-Bedregal recebeu homenagem pelos seus 60 anos durante a realização do V Encontro de Singularidades no Nordeste.

O PPGMat-UFPB expressa os mais puros sentimentos de pesar e agradecimento pela sua dedicação ao ensino e à pesquisa. Roberto era um chileno-brasileiro, sua alegria e forma leve de encarar a vida são marcas que ficarão em nossas memórias.