Estudo de Professor do DM-UFPB no combate ao Covid-19

Estudo realizado pelo Professor Alexandre Simas do Departamento de Matemática da UFPB e o economista Samy Dana avalia a necessidade de fila única para UTI's no combate ao Covid-19. O documento tem como co-autores José Gallucci, Bruno Filardi e Rodrigo Rodriguez.

Conforme notícia publicada no site Invest News, “os autores compararam as possíveis mortes pela Covid-19 e o pico da doença em três estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas) e também no Brasil. Para isso, consideraram dois cenários possíveis, supondo que o isolamento permaneceria em vigor. Com essa separação, os autores conseguiram medir o impacto social da fila única. E constataram cenários bem diferentes em cada estado, já que não existe mobilidade de leitos entre eles, pelo menos até o momento.”. 

O estudo revela que a concepção de uma fila única para vagas de UTI's nos sistemas público e privado ajudaria estados como o Rio de Janeiro a evitar muitas mortes pela Covid-19. Contudo, no Amazonas, estado onde a situação já se agravou, a “fila única” não seria capaz de combater um “colapso” do sistema de saúde.