PROGRAMA DE TUTORIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
VIÇOSA - MG

O recém-criado Programa de Tutoria da Universidade Federal de Viçosa faz parte do Projeto de Apoio às Ciências Básicas, vinculado à Unidade de Apoio Educacional, que, por sua vez, é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da UFV.

A sede do Programa de Tutoria situa-se à Avenida Purdue, entre o Pavilhão de Aulas e o Departamento de Economia Rural e conta com uma Biblioteca Setorial tendo toda a infra-estrutura básica para o seu funcionamento.

O Programa de Tutoria tem como finalidade dar apoio acadêmico-pedagógico a estudantes que ingressaram na UFV com deficiência de conhecimentos prévios nas  áreas de Português, Matemática, Biologia, Física e Química.

Essa deficiência é determinada em função do índice de acerto nas questões de múltipla escolha do Exame Vestibular. O estudante que acertou menos de 50% das questões das provas de múltipla escolha de Português, Matemática, Biologia, Física e Química é automática e oficialmente matriculado, pelo Registro Escolar, em disciplinas de tutoria, especialmente criadas para o programa, correspondentes às  áreas em que os alunos apresentam deficiência de base.

A cada curso de graduação estão vinculadas de uma a três dessas  áreas, escolhidas pela Comissão Coordenadora, sendo obrigatória a participação em Português.

A estrutura funcional do programa conta com uma administração geral, uma coordenação geral, um coordenador para cada  área, vários professores colaboradores dos departamentos e tutores, que são estudantes dos cursos de graduação da Universidade, escolhidos por processo público de seleção (tutores nível I) ou estudantes de pós-graduação, cursando as disciplinas de Prática de Ensino (tutores nível II).

De modo geral, cada tutor é responsável por um grupo de 20 a 25 estudantes e trabalha com os tutorandos de duas maneiras distintas:

A primeira modalidade ocorre numa sala de aula comum (com carteiras móveis, permitindo trabalhos em pequenos grupos) e a segunda, em salas pequenas, onde os grupos mantém contato frente a frente e, de forma desinibida, apresentam, com maiores evidências, as suas dificuldades. As dúvidas são discutidas entre os alunos e trabalhadas, com ajuda dos tutores na própria sede do programa.

Semanalmente, os tutores se reúnem com os coordenadores de  áreas e, mensalmente, ou sempre que necessário, estes se reúnem com o coordenador geral e com a administradora geral. Sempre que possível estes encontros contam com a presença do pró-reitor de Ensino.

Em futuro próximo, todo o material utilizado no Programa estará  disponibilizado na Internet. No próximo semestre, será  estendido para todos os alunos da UFV que apresentam deficiência em  área específica, constatada a partir do seu histórico escolar.


Fonte: WWW.UFV.BR


Volta