Ata da Sessão Solene de Instalação dos "Cursos de Férias" do Instituto Central de Matemática da Universidade Federal da Paraíba no ano de mil novecentos e sessenta e sete (1967).

Aos nove dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e sessenta e sete, precisamente às 10,50 horas teve início a Sessão Solene de Instalação dos "Cursos de Férias" do ICEMUP, feito que se realizou na sala de aulas no. 4 da nova sede do Instituto Central de Matemática, situada no moderno Campus da Cidade Universitária da Universidade Federal da Paraíba e em presença do Sr. Magnífico Reitor Prof. Dr. Guilardo Martins Alves, presidente de honra desta sessão, diretores das diversas escolas da Universidade, diretores de colégios da capital, professores e alunos, principalmente aqueles inscritos para os cursos que ora são instalados. Iniciando os trabalhos o sr. Diretor do Instituto Central de Matemática Prof. Kleber Cruz Marques, passou a presidência da mesa ao Sr. Magnífico Reitor, que atendendo ao disposto em pauta, restituiu a palavra ao Sr. Diretor do ICEMUP que em breves palavras fez um retrospecto discorrendo sobre a vida e história deste Instituto Central, ressaltando os urgentes esforços provindos de todas as áreas oficiais, que cuidam seriamente da Educação em nosso país, maxime dos empenhos do atual Magnífico Reitor da Universidade bem assim sua abnegada equipe de apoio composta por professores e funcionários do Instituto. Em seguida, o Sr. Presidente deu por instalados os seguintes cursos: Curso de Aperfeiçoamento em Matemática para Professores Secundários do I Ciclo; Curso de Aperfeiçoamento em Matemática para Professores Secundários do II Ciclo; Curso de Métodos de Análise Real nível superior; Curso de Álgebra Linear e Multilinear. Os cursos serão realizados durante o período de 09 de janeiro a 03 de fevereiro do presente ano, e serão ministrados pelos professores: Leônidas Hegenberg do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (São Paulo), Irineu Bicudo, da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, prof. Rui Matos Barboza e Antônio Espada Filho, da Faculdade de Filosofia de Araraquara. Para os cursos de nível superior, funcionarão os professores Sílvio Machado, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Rio de Janeiro, para o curso de Métodos de Análise Real e Prof. Leo Amaral do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (S. Paulo), para o Curso de Álgebra Linear e Multilinear. Ao término dos trabalhos, foi dada por encerrada a sessão da qual eu Afonso L. Pessoa Lima, Secretário do Instituto Central de Matemática redigi o presente registro, que depois de lido e aprovado, será assinado pelos presentes. Instituto Central de Matemática, João Pessoa, 09 de janeiro de mil novecentos e sessenta e sete.

ADENDUM
Facultada a palavra, dela fez uso o Prof. Dr. João Gonçalves de Medeiros, Diretor do Instituto de Medicina da Criança, que em emocionantes expressões ressaltou os feitos do atual reitor congratulando-se com a coragem e desvelo deste que tão honradamente o sucedera. Em seguida, o Magnífico Reitor Prof. Dr. Guilardo Martins Alves fez brilhante alocução de agradecimento às palavras do Dr. João Medeiros, na qual fez ver a pessoa do seu sucessor como o pioneiro da reestruturação desta Universidade, que hoje vê mais uma de suas realizações concretizada em termos de funcionamento. Afonso L. P. Lima, Secretário.