Projetos de Extensão Aprovados

O Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba torna pública a aprovação dos Projetos de Extensão “Olimpíada Pessoense de Matemática 2021 (OPM 2021)”, coordenado pelo Professor Felipe Wallison Chaves Silva e “Projeto de Treinamento para Olimpíadas Universitárias de Matemática”, coordenado pela Professora Jacqueline Fabiola Rojas Arancibia.

A Olimpíada Pessoense de Matemática 2021 (OPM 2021) é um evento que tem como objetivo identificar, motivar e desenvolver jovens talentos na área de matemática, assim como despertar o interesse destes para uma carreira em Ciência e Tecnologia. Inspirada na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), tradicional competição de matemática realizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) desde 1979. A OPM 2021 é a continuação de um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Matemática do CCEN desde 1990 e que tem como público alvo alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa e região. Durante o projeto, com o intuito de também contribuir com a formação de professores de Matemática e, consequentemente, na melhoria do ensino básico do estado da Paraíba, serão realizadas diversas atividades de capacitação, preparação e divulgação envolvendo alunos de graduação e pós-graduação em Matemática do CCEN-UFPB, assim como professores de matemática das escolas envolvidas.

O Projeto de Treinamento para Olimpíadas Universitárias de Matemática tem a finalidade de propiciar aos alunos a capacidade de aprender a aprender, de fomentar a análise e a criatividade perante a resolução de problemas e de aprimorar a formação dos discentes dos cursos de graduação por meio do treinamento para participar de olimpíadas de matemática. As Olimpíadas de Matemática, no nível Universitário, procuram incentivar os participantes a pensarem nas mais diversas formas de resolver um determinado problema, bem como a efetuarem uma revisão cuidadosa dos conceitos matemáticos já estudados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica entre outras. O projeto promoverá resolução de problemas das provas que são aplicadas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), nível universitário, por meio de minicursos no moodle classes ou moodle PEX. Além disso, realizará um ciclo de palestras com o objetivo de viabilizar o entrosamento entre os integrantes do projeto e os professores e alunos que participaram de olimpíadas.

O (A) aluno (a) interessado (a) em participar destes projetos, na condição de Bolsista ou Voluntário, deverá registrar, no período de 28/04/2021 a 30/04/2021, o interesse em participar da ação de extensão por meio dos seguintes passos:

Acessar o SIGAA >>> acessar o menu BOLSAS >>> clicar em OPORTUNIDADE DE BOLSA >>> Selecionar o TIPO de bolsa EXTENSÃO >>> Informar o nome do ORIENTADOR (A) (Coordenador (a) do projeto) >>> Clicar em BUSCAR >>> Clicar no ícone PARTICIPAR DA SELEÇÃO DE BOLSA DE EXTENSÃO >>> Preencher o formulário que se abriu, e clicar em REGISTRAR-SE COMO INTERESSADO (A).

Cada estudante pode participar de até três ações, porém somente em uma delas pode atuar como bolsista.