Docente do Departamento de Matemática participa de assembleia com principais matemáticos do mundo

A professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Miriam Pereira, participou da Assembleia Geral da International Mathematical Union (IMU), que reúne os principais matemáticos do mundo. O encontro aconteceu entre os dias 3 e 5 de julho, em Helsinki, na Finlândia.

Foi um prazer poder participar de uma das mais importantes reuniões internacionais da comunidade matemática. A delegação brasileira atuou em diversas comissões no evento, além de termos elegido um representante para o comitê executivo”, comemora a docente e pesquisadora.

Na ocasião, Miriam Pereira também pôde acompanhar a entrega da Medalha Fields, equivalente ao Prêmio Nobel de Matemática. “Foi um momento emocionante, principalmente por termos uma mulher laureada (é a segunda na história). Sabemos que a presença de mulheres nas áreas relacionadas às Ciências Exatas ainda é pouca e a oportunidade de ver uma mulher premiada cria um incentivo para que meninas se vejam representadas e percebam que podem também ser pesquisadoras nestas áreas”, avalia a cientista da UFPB.

Miriam Pereira refere-se à Maryna Viazovska, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça. Foram premiados também Hugo Duminil-Copin, Universidade de Genebra, na Itália; June Huh, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos da América (EUA); e James Maynard, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Segundo a docente, na Assembleia Geral, principal órgão da IMU, são decididas a admissão de novos membros, eleição de oficiais e integrantes do comitê executivo, criação de comissões, elaboração do orçamento e estatutos, além de regras de conduta.

A Assembleia Geral é composta por delegados indicados pelas organizações aderentes e membros do comitê executivo, representantes de associados e membros afiliados. Convidados e observadores podem ser incluídos pontualmente.

Inicialmente, a Assembleia Geral e o ICM aconteceriam de maneira presencial, na Rússia. Porém, em razão da guerra na Ucrânia, a Assembleia Geral e a entrega da Medalha Fields ocorreram de forma presencial e o ICM remotamente.

Normalmente, ela acontece em local e data próximos do International Congress of Mathematicians (ICM). Esta foi a 19ª Assembleia Geral da IMU. A próxima Assembleia Geral e ICM serão realizados nos EUA, a Assembleia Geral em Nova Iorque e o ICM na Filadélfia.

Além de Miriam Pereira, integraram a comitiva brasileira a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) Jaqueline Mesquita, da Universidade de Brasília (UnB); Maria José Pacífico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Yuri Lima, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A IMU congrega 76 países e tem por objetivo fomentar a cooperação internacional nesta área do conhecimento, seus países-membros são divididos em cinco grupos, classificado por ordem de excelência.

O Brasil aderiu à IMU em 1954, entrando no Grupo I, e foi promovido ao Grupo II, III e IV nos anos de 1978, 1981 e 2005, respectivamente. Agora, promovido ao grupo V, está ao lado de países como a Alemanha, Canadá, China, Israel, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

FONTE: www.ufpb.br