Image
O Congresso Latino-Americano e do Caribe de Matemática é um evento de destaque na comunidade matemática da América Latina, Caribe e além. Realizado a cada quatro anos, o congresso reúne matemáticos, pesquisadores, professores e estudantes de diferentes países e regiões, proporcionando um ambiente favorável para a troca de conhecimentos, ideias e avanços recentes no campo da matemática.

Durante o congresso, são realizadas palestras, mesas-redondas, sessões de apresentação de trabalhos científicos e workshops, abordando uma ampla gama de tópicos matemáticos, desde teoria pura até suas aplicações práticas em diversas áreas, como física, engenharia, ciência da computação e economia.

Além de promover a disseminação do conhecimento matemático, o congresso também desempenha um papel crucial no fortalecimento das colaborações entre matemáticos latino-americanos/Caribenhos e a comunidade internacional, incentivando a cooperação acadêmica e a formação de redes de pesquisa.

O histórico do evento conta com seis edições, a saber: Rio de Janeiro - Brasil (2000), Cancun - México (2004), Santiago - Chile (2009), Córdoba - Argentina (2012), Barranquilla - Colômbia (2016), Montevidéu - Uruguai (2021, Online). A sétima edição terá como sede a cidade de João Pessoa - Brasil, ocorrerá de 26 a 30 de agosto de 2024 e será organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.